AMVHB 

AMVHB


A Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) é uma entidade civil sem fins lucrativos e congrega os profissionais Médicos Veterinários e acadêmicos de medicina veterinária com atuação e/ou interesse em Homeopatia. Criada em 1993, a AMVHB tem por finalidade contribuir para a difusão da Homeopatia na Medicina Veterinária, seja na clínica, pesquisa, ensino, extensão e divulgação desta.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO HOMEOPATA
A Homeopatia em Medicina Veterinária destaca-se no cenário das especialidades médico veterinárias em várias frentes: clínica de animais de companhia, equinos de trabalho e esporte, silvestres, produção animal e mais recentemente, como recurso na recuperação ambiental (solo, planta, animal e ser humano), conforme o moderno conceito de Saúde Única ou One Health.

USO NA CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS
Dentro do contexto terapêutico, a homeopatia caracteriza-se por evidências clínicas da sua eficácia e segurança na cura das doenças, buscando o equilíbrio do indivíduo ou coletivo em seus aspectos comportamentais e orgânicos, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente, seja ele lesional leve, lesional grave, incurável ou funcional. Aliado a essas características, observa-se nas últimas décadas uma insatisfação com a terapêutica alopática, principalmente com a resistência dos microorganismos e parasitas às bases químicas, fazendo com que se buscasse tratamentos diferenciados dos convencionais, com condutas menos invasivas e livres de iatrogenia, além dos riscos de efeitos tóxicos e colaterais; pensamento esse que despertou um maior interesse pela terapêutica homeopática entre os clínicos de animais de companhia.

USO NO COLETIVO ANIMAL
Utilizada no coletivo, a homeopatia veterinária trata curativa e preventivamente afecções difícil abordagem, detentoras de tolerância ou resistência medicamentosa ou mesmo consideradas incuráveis pela alopatia, entre elas: controle de endo e ecto parasitoses, enterites neonatais e desvios de comportamento.
Muito útil nos animais silvestres, por ser a terapêutica que trata o estresse, a homeopatia tem se firmado nos atendimentos a animais resgatados em Centros de Recuperação de Animais Silvestres, zoológicos e organizações protetoras de fauna e flora. Os medicamentos são de fácil aplicação e dispensam contenções, o que facilita a recuperação e readaptação dos animais à natureza.

USO NA PRODUÇÃO ANIMAL
Na produção animal, o efeito de incremento da produção resultante do equilíbrio orgânico tem sido estudado e aplicado com muita eficiência, resultando em uma abordagem inovadora, que visa atender aos mais exigentes mercados, cada dia mais conscientes e exigentes de produtos de origem animal livres de resíduos e com bem estar animal. Atualmente o Brasil é referência mundial em homeopatia veterinária aplicada à pecuária.
Formulações que estimulam a engorda, qualidade de sêmen, fertilidade e qualidade de ovos e leite já são reconhecidos nos meios pecuários.
Calcula-se que atualmente mais de 20 milhões de cabeças de gado são tratadas com homeopatia no Brasil.

HOMEOPATIA AMBIENTAL
Profissionais médicos veterinários homeopatas vêm desenvolvendo ações e métodos científicos de aferição de resultados aplicados à Homeopatia Ambiental. Trabalhos realizados em recuperação de regiões degradadas no Pantanal, na desintoxicação de áreas submetidas a uso intensivo de agrotóxicos, no desastre da lama tóxica no Vale do Rio Doce, em Mariana- MG, no tratamento de Bugios na serra da Cantareira e mais recentemente em áreas queimadas, demonstram a abundância de aplicações eficientes da homeopatia na recuperação da natureza do nosso país.

A HOMEOPATIA E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
No âmbito tecnológico, a produção científica em homeopatia veterinária vem crescendo ao longo dos anos na graduação e pós graduações strictu sensu e também latu sensu, como critério de conclusão do curso.
Neste cenário, temos que o Brasil foi alçado à categoria entre os países de maior produção científica no mundo, conforme análise realizada no Congresso do HRI/Londres/2019, que contou com a presença de um número expressivo de médicos veterinários homeopatas brasileiros.
O Brasil possui pesquisadores homeopatas respeitados, que se destacam entre a elite científica mundial.

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM HOMEOPATIA VETERINÁRIA
Os Cursos de Especialização em Homeopatia Veterinária são qualificados pela AMVHB, e devem cumprir regras mínimas, que envolvem 800 horas distribuídas ao longo de dois anos, numa proporção de 2/1 entre aulas teóricas e práticas. O ensino a distância, exclusivamente de aulas teóricas, não poderá ultrapassar 37,5% das aulas.

CONCESSÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA PELO CFMV
A Homeopatia Veterinária foi a primeira especialidade profissional a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e desta forma, é o único canal de habilitação do médico veterinário a receber o Título de Especialista em Homeopatia Veterinária (Resolução 662/2000).

EXIGÊNCIAS PARA HABILITAR-SE AO TÍTULO DE ESPECIALISTA
Os médicos Veterinários que desejarem ter o Título de Especialista em Homeopatia Veterinária devem atender às seguintes exigências:

1) Possuir certificado de conclusão de Curso de Especialização em Homeopatia, concedido por instituição qualificada pela AMVHB*;

2) Ser aprovado na prova escrita de título de especialista com nota mínima sete (7,0)**.

* Os cursos de homeopatia, para serem qualificados pela AMVHB e permitir que seus alunos possam se engajar no processo de obtenção do Título de Especialista pelo CFMV, são submetidos a critérios de avaliação que incluem: currículo mínimo de 800 horas e coordenador portador de Título de Especialista pelo CFMV, entre outras regularidades.

**A aplicação da Prova é de responsabilidade da AMVHB, sendo que os candidatos só podem se inscrever após ter concluído o Curso de Especialização devidamente qualificado e terem pelo menos 5 anos de experiência profissional em Homeopatia, devidamente comprovada. A prova, que já está na sua 15ª edição, é oferecida obrigatoriamente nos CBHV e opcionalmente nos CBH.

X CONGRESSO BRASILEIRO DE HOMEOPATIA VETERINÁRIA
A atividade científica de maior importância realizada pela AMVHB é o Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, evento que visa promover o aprimoramento e a excelência profissional dos Médicos Veterinários neste campo do saber e que para 2021, terá como sede o Município de Caxias do Sul - RS, em sua 10ª edição a ser realizada no período de 02 a 05 de setembro de 2021, no Hotel Samuara.
Contaremos, como em outras edições dos CBHV com um evento simultâneo “ I Simpósio Internacional da Agricultura e Ambiente”
O Congresso contará com a apresentação de trabalhos científicos, que comporão a publicação dos Anais do X CBHV.
Os trabalhos, analisados por competente Comissão Científica concorrerão ao já tradicional “Prêmio AMVHB de Excelência Científica” nas categorias científica e clínica.

Somos a AMVHB, uma associação atuante e presente no cenário profissional do médico veterinário.
Com a participação efetiva dos profissionais poderemos num futuro breve ver na Homeopatia uma ciência cada vez mais utilizada na busca pela saúde e bem-estar dos nossos animais, um dos principais princípios da nossa profissão.
Conheça a Homeopatia e venha fazer história como profissional da área que mais cresce na Medicina Veterinária.

Diretoria da AMVHB
Biênio 2019-2021




     
AMVHB - Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira
© AMVHB - Todos os direitos reservados
(67) 98115-4937 - ✉ contato@amvhb.org.br